Curso Tradição Moderna – Rio de Janeiro, 8 a 12 de abril de 2013
12 de abril
Professor Doutor Paulo Knauss
Índios
e negros no salão: imaginação escultórica e representação
étnica
A
aula pretende interrogar as representações étnicas na escultura do
século XIX. A reflexão proposta toma como referência a história
de peças artísticas de Louis Rochet - escultor francês que ficou
conhecido por realizar a primeira escultura pública do Brasil, a
estátua equestre de d. Pedro I, inaugurada em 1862 e existente até
nossos dias. Durante o desenvolvimento desta obra, Rochet esteve uma
temporada no Rio de Janeiro e realizou bustos de indígenas e de um
escravo africano do Brasil. Nos anos seguintes, expôs no salão de
Paris as maquetes das imagens indígenas do pedestal da estátua do
imperador e o busto do Negro Horácio. Desse modo, é possível
discutir a inserção de sua criação no contexto da tendência da
escultura etnográfica do período para discutir suas vertentes e
relações com tradições escultóricas. Por outro lado, pretende-se
abordar a questão da representação étnica no século XIX na
Europa e as relações entre arte e ciência, assim como indagar o
projeto artístico do indianismo na arte brasileiro do século XIX,
especialmente no campo da escultura. Por fim, pretende-se também
interrogar a biografia destas obras no contexto de deslocamento
cultural entre a França e o Brasil.
Bibliografia:
No comments:
Post a Comment