Thursday, April 25, 2013


Curso Tradição Moderna – Rio de Janeiro, 13 a 17 de maio de 2013


Outro moderno
Vera Beatriz Siqueira

A ideia do curso é propor um estudo de caso para repensar o problema do moderno na América Latina, discutindo seus marcos temporais e premissas conceituais. O caso a ser analisado é a célebre crítica de Monteiro Lobato sobre a exposição de Anita Malfatti e artistas norte-americanos em São Paulo, em 1917. Hoje, tal crítica é sempre estudada como a reação conservadora contra a modernidade da arte de vertente expressiva da pintora, fazendo com que Lobato e Anita passassem à História da Arte no Brasil como os representantes acabados do tradicionalismo e da inovação. Há muito, entretanto, a se discutir sobre isso, refletindo sobre as confluências e diferenças nas concepções de moderno, modernidade e modernismo que fundamentavam os discursos de defensores e detratores da arte moderna no país. Um ponto que nos parece comum é a própria adoção de um discurso em que tradição e ruptura, cópia e criação, tornam-se figuras centrais de problematização da relação da cultura latino-americana com o Outro.

Bibliografia:







Programa em pdf disponível aqui.

No comments:

Post a Comment